.: A regional do Ipem em Uberlândia completa 30 anos em 2002 :.

É um trabalho constante na busca da melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos, em especial na área da saúde, segurança, meio ambiente e defesa do consumidor”, afirma o chefe da Regional, Custódio Silva, que ressalta também o trabalho de fiscalização de cargas perigosas feitas pelos técnicos da regional que fazem inspeção veicular, mecânica e conferem ainda a segurança dos veículos e das cargas perigosas que vão desde combustíveis líquidos à produtos químicos. Ele explica que a demanda deste serviço é grande devido a localização da cidade que fica no “eixo rodoviário do Brasil Central e por onde passam seis rodovias federais”.

Os técnicos de Uberlândia realizam a fiscalização de produtos pré-medidos como, por exemplo, os ovos de Páscoa que são analisados quantitativamente pelo Instituto. Custódio conta também que já chegaram na regional os equipamentos para fiscalização dos esfignomanômetros (aparelhos de medir pressão arterial) e que o trabalho começa ser realizado em breve após o treinamento dos técnicos.

Em breve, será implantado em Uberlândia, o projeto - piloto que visa informatizar todas as regionais. “Começaremos por aqui devido ao estado adiantado de implantação da conexão com a internet via cabo (ADSL), explica o coordenador de informática, Carlos Antônio. O Ipem-MG possui ainda um posto de verificação de vagões tanques que funciona no pátio da Ferrovia Centro Atlântica S.A na vizinha cidade de Araguari.