.: Mensagem do Dia do Metrologista :.

O novo milênio avança e com ele as responsabilidades do nosso sistema, também conhecido como “Rede” formado pelo Inmetro e pelos IPEMs.

Os desafios se avolumam, desafios inerentes a um País complexo em que há tanto a fazer.

Pois bem, se de um lado temos tanto a fazer, de outro, podemos afirmar com muita segurança que os últimos 2 anos, ou seja, o que fluiu do milênio até agora, representaram conquistas e consolidações importantes.

Completamos o ciclo de reconhecimentos internacionais, ampliamos muito o número de organismos e laboratórios credenciados, consolidamos nossa presença junto ao exportador brasileiro com o lançamento do site sobre barreiras técnicas. Abrimos caminhos em áreas novas e complexas da qualidade como declaração do fornecedor, certificação de manejo florestal, etiquetagem de aquecedores e fogões. Demos uma sólida contribuição durante a crise energética de 2001. Consolidamos a credibilidade do Inmetro junto à população brasileira. Os números e a performance geral da metrologia legal vem mostrar que os IPEMs têm desempenhado muito bem o seu papel. Por falar em IPEMs, inauguramos nesse último biênio 3 novos IPEMs, a saber, Alagoas, Amapá e Acre. Isso significa que o único estado a não contar com estrutura própria hoje é o de Roraima com cuja administração estadual estamos negociando a implantação de um IPEM.

Nosso coral tem brilhado cada vez mais. Não podemos esquecer da premiação ouro do PQGF que representa um ganho único para o Inmetro e mais recentemente o Encontro Internacional Inmetro de Metrologia e Qualidade que até hoje repercute dentro e fora do País.

Portanto, de um lado temos enormes desafios, de outro temos uma trajetória plena de realizações o que nos dá orgulho e segurança com relação ao futuro.

Parabéns metrologistas. Parabéns a todos os profissionais do Inmetro e dos IPEMs! Vamos em frente.

Rio de Janeiro, 26 de junho de 2002.

ARMANDO MARIANTE CARVALHO
Presidente do Inmetro